sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bruno Gissoni comemora estreia na TV como protagonista de "Malhação"

Estrear na TV em "Malhação" é o desejo de muitos jovens atores. Bruno Gissoni foi além e conquistou o posto mais cobiçado da novelinha: o de protagonista. Mas, apesar de sentir uma leve ansiedade com a novidade em sua vida, o intérprete do DJ Pedro garante estar confiante. "Nunca vivi isso antes, mas estou tranquilo para o que der e vier", assegura.

A pista de que o papel seria dele não demorou para chegar. Isso porque, no mesmo dia em que fez o primeiro teste para a produção, Bruno foi chamado para participar de outros testes ao lado de meninas que disputavam pela protagonista Catarina, personagem que acabou ficando com Daniela Carvalho. "Acho que ali eu já tinha uma resposta de que tinha passado porque queriam me testar com todo mundo, né?", constata, aos risos.

Mas não faz muito tempo que a atuação está presente na rotina de Bruno. O ator de 23 anos subiu pela primeira vez nos palcos há dois anos, quando participou de uma montagem da peça "Capitães da Areia", com direção de Bia Oliveira. Em seguida, atuou no espetáculo "Os Melhores Anos das Nossas Vidas", de Domingos de Oliveira. Assim, Bruno acabou se matriculando uma oficina de atores ministrada por Roberto Bomtempo. "Se eu sei alguma coisa de teatro e de televisão, aprendi com ele", conta.

Antes disso, no entanto, o ator seguia por um caminho bem diferente. Bruno era jogador de futebol, esporte que praticou durante oito anos em Los Angeles, nos Estados Unidos. No Brasil, também treinou nos times São Paulo e Nova Iguaçu. Porém, mesmo tendo se dedicado à carreira de atleta por um bom tempo, Bruno percebeu que seu lugar não era ali. "Eu sabia que o futebol não iria me dar tantos frutos. Assim que entrei no teatro, me encontrei", conclui.

Talvez por isso ele fale com empolgação de seu personagem. Na história, Pedro é um garoto esforçado, de origem pobre, que ganha uma bolsa de estudos para o colégio Primeira Opção. Lá, ele conhece Catarina, uma patricinha por quem se sente atraído logo de cara. "É uma relação meio de gato e rato. Os dois se gostam, mas não querem dar o braço a torcer. Vai ser assim a temporada inteira", adianta.

Bruno participou de workshops com renomados DJs, como Galalau e André Paste, para aprender como executar a função na novelinha. "O Galalau está acompanhando 'Malhação' e vai me dar uns toques", avisa. Além disso, o ator gosta de fazer pesquisas por conta própria para entender melhor o universo de seu papel. "Procurava no Youtube alguma performance de D' e tentava aprender", conta.

Apesar do início de carreira recente, Bruno já sentia vontade de atuar por conta da influência de seu padrasto, o também ator Beto Simas, que viveu o Júlio da temporada de 1996 de "Malhação". "Sempre acompanhei a carreira dele e era fascinado por isso. Só que sempre fui muito tímido", confessa ele, que é irmão do ator Rodrigo Simas, que fez teste para a nova temporada da novela, mas acabou não sendo selecionado. O ocorrido, no entanto, nunca foi motivo para desconforto entre eles. "Quando soube que tinha passado no teste, havia acabado de saber que o Rodrigo não tinha. Fiquei muito triste pelo meu irmão e ele ficou feliz por mim. Foi uma mistura de sentimentos", ressalta.

[RESUMO] 20/09/10 á 24/09/10

Capítulo 021
Pedro se desculpa com Catarina pela grosseria de Theo. Josiane sofre por causa de Maicon e Seu Pintinho reclama por ela não ter arrumado a República. Maicon confessa para Dodói que não gosta de Josiane e a garçonete ouve. Lurdes não quer que Pedro trabalhe com Catarina. Cláudia questiona Catarina sobre sua proximidade com Pedro. Vera critica Tereza por ter contratado seu ex-noivo Odilon para ser o novo professor de geografia do colégio. Babi obriga Maicon a carregar sua bolsa e diversos livros. Lúcio ouve Ângela e Theo conversando sobre a presença de Catarina em Nova Guadalupe. Theo conversa com Fred e estranha a sua falta de memória. Artur se emociona com Júlia ao ver o bebê na ultrassonografia. Duda reprova a atitude de Maicon em aceitar que Babi mande nele. Júlia e Artur começam a namorar. Odilon flagra Tereza e Antônio se beijando. Catarina propõe a Pedro uma disputa de venda de ingressos para saber quem irá comandar a Caldeira.

Capítulo 022
Pedro aceita o desafio de Catarina para disputar o comando da Caldeira. Vera se irrita quando Odilon tenta falar com ela. Pedro e Catarina marcam os ingressos com suas assinaturas. Roberto avisa a Maicon que ele precisa se recuperar completamente antes de voltar a jogar. Pedro conta para Ângela e Theo sua ideia para vender mais ingressos do que Catarina. Júlia fica incomodada em beijar Artur no Botecão. Lurdes vai até a defensoria pública e conversa com Dr. Moreira sobre o caso de Theo. Maicon aceita o desafio de Pezão para defender seus pênaltis, mas é repreendido por Farnel. Josiane lamenta com Lorelai por não conseguir namorar um jogador de futebol. Dodói fica animado quando Seu Pintinho avisa que se mudará caso encontre a República desarrumada. Theo fica preocupado com sua audiência por saber que Eric estará presente. Pedro oferece um prêmio para quem comprar os ingressos com ele e deixa Catarina irritada. Eric hesita em mentir para o juiz na audiência de Theo.

Capítulo 023
Lúcio tenta convencer Eric de que Theo foi o culpado pelo o que aconteceu com Fred no clube. Theo se aproxima para falar com Fred e Artur escuta a conversa dos dois. Dodói e Lorelai espalham lixo pela República, na tentativa de afastar Seu Pintinho. Fausto apresenta Luiza, sua advogada, para o inspetor Moraes. Lúcio afirma que Theo empurrou Fred contra a pedra. Maicon leva a mochila de Babi para seu novo carro. Josiane arruma toda a República, deixando Dodói e Lorelai frustrados. Tereza comenta com Antônio sobre sua cobrança em relação a Júlia. Odilon fica desconcertado com o namoro de Tereza e Antônio. Babi garante que vai à festa com Maicon se ele vender os ingressos para Catarina no clube. Ângela conta para Pedro que Lúcio e Eric implicaram com seu irmão. Theo oferece um ingresso para a festa a Dodói em troca de informações sobre Lorelai. Pedro pede para conversar com Eric. Lúcio exige que Artur não se envolva na história entre Theo e Fred. Luiza diz a Fausto que o depoimento de Eric condenará Theo. Pedro questiona Eric sobre o que ele viu no clube no dia do acidente de Fred.

Capítulo 024
Fred confirma o que viu e Pedro vai embora, deixando Catarina preocupada com a atitude do namorado. Lúcio ameaça Artur para que ele não fale nada sobre o acidente de Fred. Duda implica com Laura. Lúcio garante para Eric que Pedro se afastará de Catarina depois que ele mentir sobre Theo na audiência. Fred mente para Cláudia e afirma que foi para sua consulta com Roberto. Catarina e Babi tentam arrumar Duda. Seu Pintinho proíbe Dodói de ir à festa na Caldeira. Pedro se declara para Catarina. Lorelai se interessa por Theo. Dona Zica reclama com Seu Pintinho por ter deixado Maicon ir à festa. Dodói confessa para Lorelai que falou sobre ela para Theo. Pedro dança com duas meninas e Ângela implica com Catarina. Eric beija uma menina. Júlia se assusta ao ver Fred. Maicon beija Babi e Fred beija Júlia. Theo aproveita a escuridão para roubar os ingressos que Catarina vendeu. Pedro beija Catarina.

Capítulo 025
Fred apresenta sintomas no braço e Júlia fica preocupada. Lorelai reclama com Theo por ter feito perguntas sobre ela para Dodói. Seu Pintinho consegue convencer Dona Zica a ficar no Botecão. Júlia pede para ir embora e Artur estranha. Franja garante que afastará qualquer rapaz que se aproxime de Babi. Maicon vê Josiane com Pezão e fica incomodado. Ângela se irrita com Pedro quando ele confessa que gosta de Catarina. Duda é confundida com um menino e fica irritada. Eric repreende Lúcio por tentar estragar a festa de Catarina. Dona Zica elogia Seu Pintinho pela forma como ele trata Dodói. Roberto revela para Cláudia que Fred faltou à sua consulta e ela fica preocupada. Fred chega em casa com espasmos no braço. Artur pergunta se Júlia ainda gosta de Fred. Pedro vence a contagem dos votos, mas descobre que Theo escondeu os ingressos de Catarina. Dona Zica flagra Josiane com Maicon. Pedro entrega os ingressos que Theo roubou e Catarina o repreende.

Três, dois, um...

A equipe de “Malhação” está contando os dias para o fim do horário eleitoral. Graças a ele, o programa está indo ao ar às 17h15m, o que, avalia-se, tem grande impacto sobre a audiência. Nessa faixa, muitos adolescentes ainda não voltaram da escola.

...e mais
No último dia 7, feriado, “Malhação” — que vem cravando 16 — chegou a 22 pontos de média, reforçando esta tese. O fato é que, nos bastidores, os números preocupam porque a novela é responsável por “abrir” a programação da noite.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

[CAPÍTULO COMPLETO] 07/09/10



[CAPÍTULO COMPLETO] 06/09/10





Malhação bate o recorde e tem picos de 26 pontos

Hoje a novela teen da Globo impulsionado pela alta audiência do filme 'A Grande Família o Filme' da Sessão da Tarde bateu o recorde desde da estreia com grandes picos no seus minutos finais.

Ontem (05/09) a novela teen marcou 22.7 de média, Picos de 26.1 e anti-picos de 20.2.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Prévia/Real Time: 07/09

:globo: 25.4
:record: 8.8
7.0
4.1
:cult:1.9

*Os números podem sofrer alterações no consolidado

Índices iniciais de "Malhação" decepcionam a Globo

Os primeiros resultados de audiência da nova temporada de "Malhação", que estreou há duas semanas, não agradaram à alta cúpula da Globo.

"Malhação" tem marcado entre 13 e 15 pontos de média, índice que ainda é considerado abaixo das expectativas iniciais. Segundo a coluna Canal 1, esperava-se entre 18 e 20 pontos.

Além de estar registrando baixa audiência, a atual temporada de "Malhação" vem marcando menos que a fase anterior - que tinha entre 16 e 18 pontos de média semanal - e está dificultando o caminho para "Escrito nas Estrelas", que após semanas em alta, perdeu parte do fôlego. O novo horário, mais cedo que o antigo, e a audiência de "Malhação" seriam algumas das causas da consumação desse fato.

Com 'Malhação', Helena Ranaldi torce para conquistar público juvenil

Helena Ranaldi comemora duas décadas de carreira na TV mudando o foco de seu público. Foto: TV Press

Helena Ranaldi comemora duas décadas de carreira na TV mudando o foco de seu público. Acostumada a quase sempre atuar em tramas das oito na Globo, a atriz, que estreou na extinta Manchete em 1990 - em A História de Ana Raio e Zé Trovão, que está sendo reprisada no SBT -, começou a perceber que o público mais jovem, como crianças e adolescentes, mal conhecia seu trabalho. Foi justamente quando recebeu um convite para viver a engajada Tereza nesta nova temporada de Malhação. Assim que percebeu a alegria de seu filho Pedro, de 12 anos, e seus sobrinhos da mesma faixa etária, com o convite, não só decidiu fazer a novelinha teen, mas também se desafiou a conquistar fãs desta faixa etária. "Percebia nas ruas que as mães mandavam os filhos pegarem autógrafos comigo, mas era para elas. Eles nem sabiam direito quem eu era. Agora vou me apresentar para essa turma nova, que quase não me conhece", animou-se.

Aos 44 anos, a atriz paulistana começou a pesquisar no dia a dia referências para Tereza, que é a determinada proprietária e diretora do fictício colégio Primeira Opção. Primeiro assistiu a longas com essa temática de relação entre alunos e professores e, aos poucos, foi percebendo a importância social de viver uma personagem que dá exemplos na formação do caráter dos jovens que assistem à produção. Principalmente porque a personagem se depara com preconceitos de muitos alunos de classe média alta com seu projeto de criar bolsas para estudantes de classes menos favorecidas. "É importante mostrar referências boas para formar adultos interessantes. Temas como esse e a gravidez na adolescência ainda têm de ser muito debatidos", ressaltou.

Distante das novelas há dois anos, desde que viveu a adúltera Dedina, em A Favorita, Helena assume que nunca parou para prestar atenção em Malhação antes de ser escalada para a produção. "Para ser sincera, nunca acompanhei, mas recentemente conversei com atores que já fizeram e todos elogiaram muito o clima de trabalho. Lá não temos o ego inflado de alguns atores mais experientes. Isso já vale muito", ponderou, com um sorriso que denuncia uma genética generosa, ressaltada em muito de suas personagens.

Uma delas foi a atlética veterinária Cíntia em Laços de Família, ou a sarada professora de Educação Física Raquel, em Mulheres Apaixonadas - o único papel de sua carreira na TV que se aproxima um pouco do universo de Tereza. Na história de Manoel Carlos, a personagem de Helena se envolvia com um aluno e se tornava vítima de violência doméstica ao ser espancada com socos e golpes de raquete por seu ex-marido Marcos, papel que lançou Dan Stulbach na TV. "Que bom que nessa trilha de personagens dramáticos que fiz, todos eram bem diferentes entre si", avaliou.

Diferente mesmo tem sido se acostumar a trabalhar com atores novatos, já que a atriz sempre atuou em tramas onde era cercada por profissionais veteranos. "Estou tranquila porque esses jovens têm um respaldo de 'coachs'. Mas atuar é sempre um jogo, um bate-bola. O bom agora vai ser poder passar toda a bagagem que tenho para esses jovens", valorizou Helena, que volta a trabalhar nessa produção com seu ex-marido Ricardo Waddington, pai de seu filho Pedro e diretor de núcleo de Malhação.

Forma irretocável
Helena Ranaldi parece caminhar em sentido anti-horário. Aos 44 anos de idade, esta ex-modelo permanece com as mesmas medidas há mais de 10 anos. Mesmo sem mais correr e nadar quase diariamente, antigas práticas da atriz, Helena agora se divide entre aulas de ioga três vezes por semana e exercícios de musculação em dois dias na semana. Dessa forma, mantém seus 55 kg distribuídos em 1,72 m de altura e nem pensa em fazer algum tipo de retoque com cirurgia plástica. "Quero conseguir envelhecer bem, sem ter de me sujeitar a isso. Mas não me sacrifico. Adoro pizza, por exemplo. Construí até um forno a lenha em casa, mas também dou uma caminhada para não engordar", divertiu-se.

Instantâneas
# Em 1989, Helena Ranaldi foi classificada entre as cinco finalistas do então badalado concurso de modelo Supermodel of the World, promovido pela agência Class Modelos e pela Ford Models americana.

# Recentemente o diretor de cinema Luiz Carlos Lacerda convidou a atriz para estrelar seu próximo longa, ainda sem nome definido, que está em fase de pré-produção.

# Quando interpretou a fogosa primeira-dama Dedina em A Favorita, que traía o marido para se encontrar com o amante Damião, de Malvino Salvador, a atriz foi rejeitada pelo público pela primeira vez. "As pessoas ficavam revoltadas com ela", lembrou a atriz.

# Em 1996, Helena Ranaldi chegou a ser apresentadora do Fantástico ao lado de Pedro Bial.

Pedro Van-Held, filho do Capitão Nascimento: 'Pareço com ele'

Pedro Van-Held está no elenco da nova temporada de "Malhação" como o tímido Arthur. No cinema, ele interpreta o filho do Capitão Nascimento (Wagner Moura) em "Tropa de elite 2". O rapaz posou para um ensaio da revista "Kzuka" de setembro.

Na entrevista, ele conta como conseguiu o papel no filme (que estreia 8 de outubro) apesar de não ter tido nenhuma experiência anterior com teatro ou cinema:

- Eles queriam alguém que fosse bem natural e se parecesse com o Wagner - explica ele, que deixa escapar um pouco do roteiro que vem sendo guardado a sete chaves. - No filme, o esporte é que vai fazer com que o meu personagem se aproxime mais do pai - diz ele, que teve aulas de jiu-jitsu com Rickson Gracie.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

[CAPÍTULO COMPLETO] 03/09/10



[Audiência] 03/09/10

13 pontos.

Olivia Torres: 'Eu era bebê e já cantarolava no carrinho'

Mal terminou sua participação em “Malhação” (em que interpretava Rita) e Olivia Torres, de 16 anos, retomou o ritmo das aulas de canto. A atriz, que recentemente se apresentou no Canecão com a banda WWW, dedica 50 minutos de seu dia, pelo menos duas vezes por semana, a exercícios vocais e de respiração, sob o comando de Monique Aragão.

— Eu era bebê e já cantarolava no carrinho — diz Olivia, que faz aulas desde os 6.

Foi graças a suas habilidades vocais que foi parar na TV: as primeiras participações foram cantando com o coral de Agnes Mosso, sua primeira professora.

Olivia se prepara agora para a apresentação que fará em outubro, no Teatro do Leblon, no Rio. Ao lado de Herberth Azul e Edinho Queirós, ela cantará quatro músicas. Entre elas, uma composição sua: “Sem pressa”.

— É uma canção que fala sobre a adolescência, sobre felicidade — conta.

Olivia explicou que costuma fazer as letras de suas músicas, mas não se arrisca a compor a melodia.

— Eu estudei violão, mas não me sinto 100% para compor. Então, faço a letra e canto no tempo que eu quero, para que alguém faça os arranjos — explica a atriz, que quer se dedicar ao piano assim que tiver uma brecha na agenda.

sábado, 4 de setembro de 2010

MV Bill, de 'Malhação': 'Cenas de romance são ok. Já ensinar física..'

O rapper MV BIll, de 35 anos, estudou apenas até o 9º ano do ensino fundamental. Com 20 e poucos anos, já envolvido com o hip hop, acabou deixando a escola para dedicar-se à carreira musical - apesar de aconselhar os jovens a concluirem os estudos. No ar em "Malhação", Bill faz sua estreia como ator na TV justamente como um professor. De matemática e física.

- Até que de matemática eu gostava, mas física eu nunca estudei na vida - conta MV Bill. - Outro dia, tive que gravar uma cena na sala de aula. Era um tal de átomo para cá, nêutron para lá... foi o texto mais dfícil de decorar.

O rapper, que já tinha atuado no filme "Sonhos roubados", de Sandra Werneck, revela que aceitou o convite para "Malhação" porque gostou dos temas que serão abordados na nova temporada da novela.

- Vamos falar de diferença social, de casais interraciais, do sistema de cotas na educação - afirma. - E o Antônio (seu personagem) tem muita coisa parecida comigo. Ele tem um espírito combativo, briga pelas causas coletivas.

Bill achava que a experiência na TV seria mais difícil. Mas reconhece que está tendo um aprendizado enorme no dia a dia de gravações. No folhetim, seu personagem vai se aproximar de Tereza (Helena Ranaldi). Mas as possíveis sequências de romance não assustam o rapper:

- Depois da cena de sexo que tive de fazer no filme, isso não é nada.

Conheça Daniela Carvalho, a nova protagonista de 'Malhação'

Marcos Serra Lima/EGO

Em 2008, Daniela Carvalho chegou à final de um concurso promovido pelo programa "Caldeirão do Huck" que elegeria o casal protagonista de "Malhação", mas acabou vetada por Ricardo Ricardo Waddington, que optou por dois homens. Dois anos mais tarde, o mesmo diretor a escolheu para a protagonista da novelinha. “Não era a minha hora ainda”, diz a atriz que garante não guardar mágoa da situação.

Apesar da negativa, Daniela ganhou uma vaga na Oficina de Atores da Globo e durante o curso e ainda tentou mais duas vezes entrar em "Malhação".

“Também fiz teste para novela das seis, das sete, das oito... É assim mesmo. Agora chegou a minha vez. Estou muito feliz. A gente planta, planta e uma hora colhe o fruto”, comemora.

Nascida em Itapetinga, no interior de São Paulo, Daniela se mudou para o Rio em julho quando começou a gravar "Malhação". Desde então, está se divindo entre Rio e São Paulo, já que o namorado de dois anos e meio ficou por lá. “Sempre que tenho folga, volto para casa. Ainda estamos nos adaptando, mas ele sempre me apoiou”, diz.

Na novelinha, Daniela vive a mocinha Catarina, que logo no começo da trama se envolve com Pedro, interpretado pelo também estreante Bruno Gissoni. Como em qualquer casal adolescente, as cenas de beijos prometem ser frequentes. Apesar disso, Daniela garante que o namorado está preparado. “Ele tem ciúme como qualquer casal normal”, diz sem levar em conta que casais “normais” não costuman ver seus parceiros beijando outros.

"É verdade, mas resolvemos entre a gente”, minimiza.

Ajuda de uma personal stylist

As mudanças na vida de Daniela não se limitaram à cidade. A atriz conta que logo depois de ser escolhida para "Malhação" decidiu contratar uma personal sytlist para ajudá-la a cuidar melhor do visual. "Sou muito desencanada e agora vou estar mais exposta. Ela me ajuda a monta alguns looks e me dá consultoria por telefone", conta.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

[RESUMO] 13/09/10 á 17/09/10

Capítulo 016
Pedro se incomoda com o namoro de Eric e Catarina. Farnel avisa a Maicon que ele precisa deixar o alojamento do clube. Josiane vai morar na república. Theo inventa mentiras sobre sua casa para os possíveis compradores do imóvel. Catarina diz a Eric que voltou a namorá-lo por ter boas lembranças dos dois juntos. Lurdes provoca Pedro ao falar da implicância que ele tem com Catarina. Júlia confessa para Artur que ainda é apaixonada por Fred. Lúcio incentiva Fred a ficar contra Júlia. Fred sente fortes dores de cabeça e Lúcio o aconselha a esconder seus sintomas. Dona Zica reclama com Farnel sobre a expulsão do filho do alojamento. Maicon repreende Josiane, que se esconde ao ver Dona Zica entrar no Botecão. Juvenal fica furioso com Theo e ameaça se vingar. Dona Zica desafia Seu Pintinho quando ele avisa que vai expulsá-la do Botecão se continuar a quebrar suas coisas. Lúcio reage com despeito ao saber que Eric voltou a namorar Catarina. Pedro beija Catarina.

Capítulo 017
Catarina repreende Pedro por tê-la beijado e ele a deixa sozinha na Caldeira. Eric reclama dos comentários de Lúcio sobre Catarina. Dona Zica destrata Seu Pintinho. Cláudia percebe a falta de entusiasmo de Catarina ao falar que voltou a namorar Eric e tenta aconselhar a filha. Pedro pensa em sua sócia e afirma para Theo que fará com que ela goste dele. Catarina sonha com Pedro e acorda nervosa. Fred e Catarina conversam sobre Júlia. Juvenal avisa que a família Lopes tem uma semana para desocupar a casa onde moram. Lorelai fica incomodada com a nova moradora da república. Pedro e Geraldo tentam convencer Juvenal a vender a casa para eles. Cláudia avisa a Roberto que uma de suas pacientes foi impedida pelos pais de fazer uma transfusão de sangue. O diretor do hospital tenta convencer os pais de Clara a mudarem de ideia sobre a transfusão. Cláudia e Roberto descobrem que Clara está grávida. Artur propõe assumir o filho de Júlia, caso Fred se recuse. Fred pede para conversar com Júlia.

Capítulo 018
Clara implora para Cláudia e Roberto não contarem para seus pais sobre sua gravidez. Júlia acusa Fred de estar fingindo sua falta de memória, e os dois não conseguem se entender. Amâncio se enfurece com Clara ao saber de sua gravidez e a adolescente se decepciona com Cláudia. Fred pede para Júlia esquecê-lo. Cláudia convence Clara a fazer a transfusão de sangue. Pedro recusa que Eric assuma o pagamento da reforma da Caldeira e Catarina questiona como eles conseguirão o dinheiro para a obra. Duda sugere que Maicon tente arrumar uma vaga na república de estudantes. Pedro tem uma ideia para conseguir o dinheiro para a reforma da Caldeira. Júlia conta para Artur a conversa que teve com Fred. Eric, Franja, Lúcio e outros alunos do colégio estranham a mensagem que recebem pelo celular. Antônio pergunta para Tereza se eles estão namorando e ela pede um tempo para pensar. Maicon pede para morar na república e se decepciona ao saber que Josiane ocupou a última vaga. Amâncio ameaça Cláudia ao vê-la saindo do hospital. Pedro organiza uma festa na frente do Botecão e Catarina fica surpresa com o que vê.

Capítulo 019
Seu Pintinho desiste de interromper a festa de Pedro depois de ver o Botecão cheio de alunos. Catarina chama Eric para dançar, mas ele se recusa. Roberto diz que foi o responsável pela transfusão feita em Clara e Amâncio o enfrenta. Pedro pede para os alunos colaborarem com a reforma da Caldeira para que possam continuar a fazer festas. Catarina recolhe o dinheiro com a ajuda de Lorelai. Artur garante a Júlia que vai acompanhá-la na consulta ao médico. Ângela olha para Pedro com admiração por sua iniciativa. Inspetor Moraes intimida Theo. Lúcio critica Franja por estar ajudando a recolher dinheiro para a reforma. Pedro se aproxima de Catarina e Eric reclama com a namorada. Maicon salva Babi de ser atropelada e Duda a repreende por ela destratar o goleiro. Cláudia cuida do machucado de Roberto. Fausto fica indignado ao saber que Catarina vai fazer festas com Pedro. Fausto avisa a Cláudia que vai impedir Catarina de trabalhar com Pedro. Lorelai e Josiane se incomodam uma com a outra. Josiane pede para Seu Pintinho reconsiderar sua decisão e deixar Maicon ficar na república. Babi se desculpa com Maicon e Dona Zica impede os dois de se beijarem. Pedro e Catarina se aproximam, quando Fausto chega à Caldeira e repreende os dois.

Capítulo 020
Catarina inventa uma história para Fausto e consegue mudar a opinião do pai sobre Pedro. Babi se sente culpada por ter machucado a mão de Maicon e convence Seu Pintinho a deixar o goleiro ficar na república. Seu Pintinho mostra o quarto para Maicon e conta que Babi foi a responsável por ele ter conseguido a vaga. Maicon comenta com Josiane que está apaixonado por uma garota e a garçonete acredita que seja ela. Theo aparece na Caldeira e Catarina pede para Pedro impedir que seu irmão fale com ela. Josiane se desespera ao saber que Maicon gosta de Babi. A obra da Caldeira termina e Geraldo convida Catarina para ir a um churrasco em sua casa. Catarina leva um banho de lama por acidente e Pedro, Lurdes e Geraldo acham graça. Theo tenta ver Catarina trocando de roupa e Pedro repreende o irmão. Ângela reclama com Catarina ao vê-la com suas roupas e as duas implicam uma com a outra. Um Oficial de Justiça invade a festa na casa de Pedro com uma intimação para Theo e ele acusa Catarina.

Fala Sério, Vídeo Show: Na onda com Bernardo Mesquita

O galã de Malhação confere ONG de surfistas.

Prévia/Real Time: 03/09

:globo: 16.3
5.7
5.5
4.1
:cult:1.5

*Os números podem sofrer alterações no consolidado

[CAPÍTULO COMPLETO] 02/09/10



[Audiência] 02/09/10

15 pontos.

Tramas fúteis e sem densidade roubam a força visual de 'Malhação'

Casal da nova temporada de 'Malhação ID'. Foto: TV Press

A nova dentição de Malhação aproxima-se da perfeição técnica. Enquadramentos precisos, movimentos de câmaras de grande exatidão, apuro visual na relações de cor entre as figuras em primeiro plano e o fundo das cenas, ausência de quebras de áudio e de imagem revelam a alta qualidade industrial alcançada pela Rede Globo. São méritos que nem sempre são percebidos objetivamente pelos telespectadores, mas que contribuem decisivamente para uma sensação de beleza, aos cuidados do diretor Ricardo Waddington. O capítulo de estreia marcou 16 pontos no ibope, quase o mesmo do episódio final da antiga temporada, a Malhação ID.

Entretanto, a excelência técnica não supera a indigência artística. Quinze anos e 18 temporadas depois de surgir no ar, Malhação continua sem explorar de maneira mais aprofundada as relações e as características dos adolescentes das grandes cidades brasileiras, tema central de sua dramaturgia, apoiada igualmente em seriados norte-americanos. Nesta temporada o núcleo de garotas ricas de Malhação aproxima-se da série Gossip Girl.

É difícil definir personagens-modelos para os adolescentes brasileiros, vindo de classes sociais diferentes e de grupos extremamente variados de todo o país. O resultado é que este universo tão variado termina achatado no Colégio Primeira Opção, ambiente que tenta congregar personagens que deem conta dessa diversidade cultural.

Por isso mesmo, Malhação costuma aproximar alunos pobres e ricos, como forma de discutir as diferenças sociais no Brasil sob o ponto de vista dos jovens. A mais recente temporada, batizada de Cidade Partida, explora as desigualdades, mas de forma idilizada. Não há, ao menos nos primeiros capítulos, uma pobreza expressa com clareza no "folheteen". As casas e ruas dos subúrbios cariocas são de beleza pitoresca; mesmo o trem da Central frequentado pelos personagens Theo, de Ronny Kriwat, e Pedro, de Bruno Gissoni, é graciosamente vazio, a despeito das sistemáticas críticas de superlotação que sofrem de seus usuários.

Aparentemente Malhação ainda não conseguiu alcançar a maturidade dramática e oferecer a seus jovens atores personagens mais consistentes e capazes de diálogos e situações mais ricos e duradouros. Curiosamente é o que mais acontece na adolescência, momento de descobertas e de experiências marcantes na vida de cada um. Mas, por enquanto, os papéis permanecem monovalentes e monotemáticos, como uma canção de Justin Bieber ou uma calça de cintura baixa. Que, aliás, já saiu de moda.

Malhação - Globo - Segunda a sexta, às 17h24.

Mauro Trindade

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Prévia/Real Time: 02/09

:globo: 17.1
:record: 6.7
4.1
2.4
:cult:1.3

*Os números podem sofrer alterações no consolidado

[CAPÍTULO COMPLETO] 01/09/10



[Audiência] 01/09/10

15 pontos.

Revelada a beleza de Ana Terra, a nova musa de 'Malhação'

Reconhece a bela moça da foto? Ela vem chamando a atenção na nova temporada de “Malhação”, mas tem tido sua beleza ignorada pelo protagonista Pedro (Bruno Gissoni). Ana Terra, aos 20 anos, estreia na TV como a “boa amiga” Angela e vem de uma família de artistas. Ela é mais uma neta do músico Billy Blanco. Suas irmãs, Lua e Estrela Blanco, estrearam em “Três irmãs”.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Caio Castro faz ensaio preto e branco

O ator Caio Castro que vive o personagem Edgar na novela Ti ti ti da rede Globo fez um ensaio todo estiloso para a revista Quem.

Caio posou para as lentes do fotógrafo e maquiador dos famosos, Fernando Torquatto. Super descolado Caio posou usando vários estilos, mas todos em preto e branco, segundo Torquato ele abusou das tendências inverno/verão:

“Antecipei shapes que estão presentes nas coleções de verão e também poderão ser vistos nas próximas coleções de inverno. Os looks têm perfis diferentes, como college, couro e esportista, por exemplo”.

Torquatto também aproveitou para elogiar o ator, eles se conheceram quando Caio entrou em Malhação em 2008.

“Para mim, é muito interessante observar essa evolução. Eu o reencontrei emTi-ti-ti’ e vejo um ator intuitivo e de beleza masculina marcante. Acho que é o que está faltando na TV”.

Prévia/Real Time: 01/09

:globo: 16.7
5.9
5.0
5.0

*Os números podem sofrer alterações no consolidado

Michel Teló emplaca a música 'Fugidinha' na trilha da 'Malhação'

Nas festas da nova temporada de “Malhação”, uma música não pode faltar: “Fugidinha”, nas palavras do DJ Pedro, personagem de Bruno Gissoni, o “maior sucesso das pistas”. E não é que a música pegou mesmo? Além de compor a trilha da novela teen, o hit cantado pelo paranaense Michel Teló é faixa certa nas noites cariocas e já está entre as mais pedidas nas rádios.


— “Fugidinha” é um fenômeno. O barato é ela falar a linguagem da galera da balada, que não quer compromisso. Quando ouvi, não tive dúvidas: “Encontrei a minha música deste ano” — analisa o cantor sertanejo, de 29 anos, que a ganhou de presente da dupla Rodriguinho e Thiaguinho, do Exaltasamba: — Na verdade, até agora não sei por que eles me mandaram essa música. Cara, ela é boa demais.

A letra, “O jeito é dar uma fugidinha com você”, está na boca do povo. Depois do sucesso, ela ganhou espaço no DVD do grupo de pagode e há três meses vem provocando uma reviravolta na carreira de Teló.

— Comecei a cantar com 12 anos. Mas às vezes é preciso uma única música cair no gosto da galera para olharem para você. Meu cachê triplicou do mês passado para este — conta.

O público também cresceu e a agenda está cheia. Ainda sem apresentações no Rio — mesmo com grande número de pedidos, segundo ele —, Teló tem feito cerca de 18 shows por mês Brasil afora. E olha que, só há uma semana, “Fugidinha” começou a tocar na Globo. Mas, apesar do boom, ele não atribui o mérito a sua voz nem é egoísta:

— Tem para todo mundo. “Fugidinha” virou pop, todo mundo pode curtir. Além disso, o público do pagode é diferente do sertanejo — diz ele, anunciando seu primeiro DVD, “Michel Teló ao vivo”, em pré-venda no site da Som Livre. O projeto inclui ainda outra canção conhecida: “Ei psiu! Beijo me liga”.

O problema da fama é que o cantor vai precisar dar explicações à dona patroa, já que por onde passa tem mulher querendo dar uma fugidinha com ele:

— As fãs usam direto a letra da música para me cantar.

[CAPÍTULO COMPLETO] 31/08/10



[Audiência] 31/08/10

17 pontos.

'Malhação': Cidade cenográfica é a maior dos 15 anos de novelinha


O Bar Botecão, na cidade cenográfica, parece até de verdade

“Malhação” virou gente grande. Há 15 anos na telinha, a novela tem nesta atual temporada sua maior cidade cenográfica, com dois mil metros quadrados. O entra e sai do colégio, pela primeira vez, acontece num ambiente com ruas, carros, postes, lojas...

— Todo mundo tem falado que a nova fase de “Malhação” está com mais cara de novela, isso porque essa temporada está bem mais urbana. E isso inclui a cidade cenográfica, que tem gente andando, ônibus passando, prédios... Além disso, gravamos muitas externas em estações de trem para inserir nos capítulos — conta Leonardo Nogueira, diretor geral da novela.


O prédio do Primeira Opção tem até carrocinha de cachorro-quente na porta

O Primeira Opção poderia perfeitamente ser um colégio de verdade: tem várias salas de aula (com ar-condicionado!), todas equipadas com mesas e cadeiras; sala dos professores; banheiros; cantina; administração; diretoria; midiateca e pátio. Os livros e caixas de DVD das estantes, os quadros (que não são negros, são para projeção)... Tudo é de verdade.

A cenógrafa Flávia Yared conta que fez questão de se basear em escolas de verdade para fazer a locação, que é toda de vidro, com janelões e detalhes em ferro e madeira:

— A arquitetura nacional e internacional deste tipo de colégio é bem leve.

Além do colégio, a cidade cenográfica, que demorou dois meses para ficar pronta, tem prédios residenciais (todos de mentirinha, pois as casas dos personagens são montadas nos estúdios), o bar Botecão comandado por Seu Pintinho (Ailton Graça), uma loja de conveniência, uma pracinha e uma república.

— Para a elaboração da cidade, utilizamos a Gávea, na Zona Sul, como referência. É um bairro arborizado e agradável — conta Flávia.


A loja de conveniência com produtos de verdade: de fraldas a biscoitos