quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cristiana Peres: "Meus fãs não me dão ursinhos, me dão livros"

andré arruda

Com ar tímido de quem ainda não se acostumou muito com a fama trazida pela protagonista de "Malhação", Cristiana Peres, de 23 anos, encontrou-se com a repórter Clara Passi para responder às perguntas dos leitores enviadas ao site de QUEM. Antes de conseguir seu primeiro papel na televisão como a versão jovem da vilã Flora (Patrícia Pillar) em "A Favorita" (2008), a atriz, nascida em Itaipava, região serrana do Rio, estudava piscologia.

Abandonou o curso para se dedicar-se à carreira artística, mas diz que o aprendizado na universidade tem ajudado a compor seu personagem. Sobre Fiuk, seu namorado na trama e sonho de consumo de milhares de meninas, ela é só elogios. "Ele é uma gracinha, conseguimos trabalhar bem e nosso beijo faz parte dessa sintonia", afirma.

1- Como você lida com tentativas de invasão de privacidade dos fãs?
Vanessa Lima, Catolé do Rocha (PB)
É esquisito. Escrevi no Twitter que não é questão de me incomodar com o fato de saberem com quem eu fico. Mas gostaria que minha relação com os fãs fosse direta, que perguntassem sobre mim e não sobre o Fiuk, namorado, família. É chato, fica um tititi, e isso é pequeno. Minha vida só importa a mim.

2- Você está solteira?
Gerson Almeida,Guarapari (ES)
Estou. Não tenho nem agenda para namorar (risos)!

3- Ter feito psicologia torna o teatro mais fácil?
Rosa de Jesus, Luanda (Angola)
A psicologia te deixa num devaneio, tudo é questionado. Quando se está em cena, não se pode pensar, tem que agir. Mas ajuda a compor o personagem. Cristiana perdeu a mãe cedo e a psicologia ajuda a entender como ela lida de uma forma maternal com a irmã caçula, que tem inveja dela. Ainda quero me formar, sinto falta de estudar.

4- Que dica daria para quem quer ser atriz?
Maitê Melo, Tavares (RS)
No teste, me identifiquei muito com Cristiana. Também já fui sonhadora, meio trouxa, ingênua. Fiz (o teste) contracenando com o Fiuk. Foi tranquilo porque eu tinha feito a Oficina de Atores da Globo. A dica é que o ator precisa se conhecer e se investigar para conseguir compor o personagem.

5- Como reagiu ao saber que faria um personagem com o mesmo nome que o seu?
Ana Queiroz, Gravatá (PE)
Foi uma coincidência absurda. Tinha que ser meu! No teste, pensei que o nome do menino que faria Bernardo seria Bernardo também (risos). Estranhei andar na rua e as pessoas me chamarem pelo meu nome.

6- Malhação tem destacado temas como sexo e drogas, inapropriados para crianças. O que acha disso?
Bruna Diniz, Contagem (MG)
Ninguém sabe que a maioria do público de Malhação é de pessoas de 30 a 60 anos. Pesquisas dizem isso. Para a galera de 8 ou 12 anos, tem o Geral.com. Esses temas precisam ser abordados, principalmente para jovens de 13 a 17 anos, que é uma baita fase de formação.

7- Como é a pressão de ser exemplo para milhares de pessoas?
Analine Meneses, João Pessoa (PB)
Sou a mais velha do elenco, entrei sabendo da responsabilidade. Absorvo bem a pressão e o Fiuk também, da maneira dele. É pirante, mas é uma fase. Deixo claro que não tenho 17 anos, como a Cristiana, tenho 23. E não vou pirar de achar que tenho que andar arrumada na rua.

8- Você fica chateada com o fato de darem mais atenção ao Fiuk por ele ser filho do Fábio Jr.?
Izabela Martins, Belo Horizonte (MG)
Imagina! Fiuk estourou, batalhou por isso. Temos caminhos diferentes. Tenho a atenção que mereço e que de alguma maneira me qualifica. Meus fãs não me dão ursinhos, me dão livros. Uma fã me mandou Cem Anos de Solidão (de Gabriel García Márquez). Essa é a atenção que curto.

9- Como é dar altos beijos no Fiuk?
Ana Caetano, São Paulo (SP)
Beijo é relativo (risos)! Ele é uma gracinha, conseguimos trabalhar bem e nosso beijo faz parte dessa sintonia. Respondi (risos)? Não rola nada. Gravamos muito e temos que nos ajudar, ser amigos. A gente chora, ri, sofre junto.

10- Você tem projetos para depois de Malhação?
Stella Striuli, São Paulo (SP)
Não me preocupo, porque quero descansar. Nessa reta final, estamos gravando aos sábados, saindo do Projac meia-noite. Estou pesquisando trabalhos no teatro. Aqui (na Globo) rolam possibilidades, mas não tem nada fechado.

Um comentário: